FESTA DO MATO
BUSHCRAFT SYMPOSIUM 2025
Festa do Mato
A festa do mato é um espaço que se pretende seja de partilhas com sabores e saberes.
A comida e a música são elos que unem os homens, que estão intrinsecamente ligados à sobrevivência da espécie e a tem ajudado a perpetuar. Importam no equilíbrio físico e emocional. Vamos fazer valer esses conceitos e com eles fazer uma festa memorável.
O objectivo é estabelecer interacção com todos os participantes do Symposium, seja a título individual ou em grupo (informal ou organizado).
“Bushcraft é sobre respeitar a natureza e aprender a viver em harmonia com ela, em vez de tentar conquistá-la.”
Festa de Sabores
Nesse contexto de festa e partilha, convidamos todos a mostrarem as suas habilidades e respectivos resultados na arte da cozinha de mato.
Cada participante, grupo ou associação, poderá submeter a concurso
Uma amostra do seu esforço, criando um prato único e tão rico quanto possível usando os recursos em campo. Só será permitido cozinhar em fogo de lenha e as amostras/ provas deverão ser entregues até às 20.00 horas ao júri.
Haverá uma zona/ mesa, a designar oportunamente, para recolha dos pratos confeccionados. Um júri escolhido pela organização será responsável pela degustação e escolha do melhor prato apresentado. Não obstante a essa “obrigação” cada concorrente poderá livremente dar à prova a quem o solicitar e até haver comida no tacho.
Aos participantes será também dada a possibilidade de votarem no seu prato favorito. Essa votação será recebida junto à mesa de provas e por qualquer elemento do júri.
O resultado dessa votação terá um peso de 40% no valor final a obter nas avaliações finais.
Os resultados serão anunciados durante o fogo de campo.


Festa da Música
Aos sabores da gastronomia do mato, propomos juntar os saberes musicais dos participantes do Symposium.
No mesmo princípio dos sabores, cada participante a título individual ou colectivamente, poderá apresentar um número instrumental ou uma canção ou uma rapsódia.
A duração máxima de cada actuação não deve exceder 5 minutos.
O concurso, terá lugar no “palco” junto ao fogo de campo entre as 21 h. e as 22.30 horas do dia 26 de Abril.
O ou os vencedores, serão escolhidos por aclamação, no final das apresentações. A organização será responsável por todo o processo de votação e anúncio de resultados.
Da mesma forma como não há uma cozinha convencional, também não haverá qualquer tipo de amplificação sonora disponível em campo.
Para os dois desafios, será obrigatório a inscrição dos participantes, junto do secretariado, até às 17.00h do dia 26 de Abril.
Dos resultados anunciados, não haverá reclamação nem apelo.
Os vencedores receberam um prémio, a anunciar oportunamente pela organização do evento.
